terça-feira, 29 de junho de 2010

PLANTANDO SEMENTINHAS


Como futuros profissionais de educação física, todos os acadêmicos de Educação Física Licenciatura na Unisul, têm de fazer em suas disciplinas de estagio I e III, um projeto de intervenção. Deixo registrada aqui o meu projeto de intervenção de estagio I realizado no ano passado com alunos da 4ª série da E.E.B Professora Célia Coelho Cruz. O primeiro festival de escalada escolar de tubarão. Para este trabalho contei com a ajuda do grande amigo Gil Pereira e meus Familiares, além de professores e funcionários da escola.

TEMA:

Escalada nas escolas, JÁ.

SUBTEMA:

A escalada como possibilidade pedagógica nas aulas de educação física.

OBJETIVOS:

Geral:

Apresentar aos alunos uma nova atividade esportiva.

Específicos:

- Desenvolver motricidade ampla e fina.

- Desenvolver equilíbrio e lateralidade.

- Desenvolver aspectos cognitivos, concentração e criatividade.

- Desenvolver coordenação motora.

- Desenvolver uma socialização melhor entre alunos da mesma turma.

METODOLOGIA:

Após todos os alunos presentes, o acadêmico começou a atividade com uma breve explicação sobre o montanhismo e a escalda, falou sobre a historia, as modalidades de escalada, mostrou os equipamentos e explicou como funcionaria a atividade no dia.

Na parede de escalada existiam 5 boulders (desafios) marcados por giz com 5 cores diferentes. Cada boulder tinha uma pontuação diferente e ao final da atividade se 5 alunos da turma conseguissem atingir 20 pontos, a turma toda ganharia um premio. A intenção desta premiação era que os proprios alunos torcessem e incentivassem um ao outro.

A atividade contou com 15 alunos que foram divididos em 5 grupos de 5 pessoas cada e assim foi realizado um rodízio para que todos pudessem participar de forma organizada.

No final da atividade, apesar dos alunos não querem parar, o acadêmico agradeceu a presença deles, distribuiu os pirulitos e os levou até a escola. Também foi entregue aos alunos um questionário sobre a atividade, com intenção de descobrir o que os alunos acharam da atividade.

FOTOS





Para este ano o projeto foi diferente, o estagio foi realizado na E.M.E.B João Paulo I (CAIC) com alunos de 5ª a 8ª série e em conjunto com a acadêmica Amanda Nascimento. A intenção era mudar de modalidade porem continuar com pratica de atividades de aventura. Surgiu então a possibilidade de fazer um festival de SLACKLINE, adotado pelos alunos como CAIC-LINE:

TEMA:

CAIC-LINE

SUBTEMA:

A Slackline como possibilidade pedagógica nas aulas de educação física.

OBJETIVOS:

Geral:

Realizar um evento de slackline, durante o recreio.

Específicos:

Desenvolver integração entre alunos de 5ª a 8ª série.

Desenvolver coordenação motora.

Desenvolver equilíbrio e lateralidade.

Desenvolver aspectos cognitivos, concentração e criatividade.

Desenvolver auto-confiança e superação de limites.

METODOLOGIA:

O projeto foi realizado depois do período das regências, onde todas as turmas tiveram aulas de slackline. Durante o recreio foi montado a atividade, entre duas colunas no pátio da escola. A SlackLine estava a uma altura baixa, propício para iniciantes. Com a chegada dos alunos, os acadêmicos demonstraram a atividade e em seguida organizaram a participação dos alunos.

A maior parte dos alunos ainda não estava confiante para irem sozinhos. Estes eram instruídos pelos acadêmicos enquanto passavam pela fita, já os que desenvolveram melhor habilidade durante as aulas, optaram por ir sozinhos.

FOTOS


___________________________________________________________________


Para finalizar este post, mudando totalmente de tema, não posso deixar de citar a atividade organizada para acadêmicos da Unisul no ultimo final de semana. Uma atividade que já estamos oferecendo na academia, Rafting. Veja algumas fotos e videos abaixo.








3 comentários:

  1. Grande Leandro

    Mais uma vez parabéns pela iniciativa. Sua dedicação e persistência o ajudarão a alcançar os seus objetivos!


    abçs PH

    ResponderExcluir
  2. porra padrão demais
    sucesso ai cara
    tu merece ta correndo atraz
    tenho certeza que vai da tudo certo
    abração

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leandro! Colocar as crianças e adolescentes envolvidos nessas atividades é uma idéia muito legal mesmo!!!Segue firme.Certamente seu projeto e idéias vão ter sucesso.Muito boa a parceria com a escola de Escalada Garra!Tudo de bom para você e sua academia.

    ResponderExcluir